Hostel Nova Orla Porto Alegre-RS

Conheça as maravilhas do Mercado Público de Porto Alegre

Também conhecido como o Mercadão de Porto Alegre, o Mercado Público é a alma turística da cidade gaúcha.

Essa capital arborizada se orgulha bastante de suas tradições. Isso serve para a culinária, a cultura, o estilo musical, dentre outros. Se você ainda não pisou em terras porto-alegrenses saiba desde já que, se um lugar pode ser considerado parte de uma tradição, esse lugar é o Mercadão.

Com isso exposto, fica claro que você precisa adicionar o ponto como uma parada obrigatória, certo?

Ao longo deste artigo, você conhecerá um pouco sobre a história do lugar e informações sobre ele. Mas primeiro, acompanhe os tópicos a seguir para ter um panorama geral da cidade:

  • ● Geografia de Porto Alegre
  • ● Como chegar ao Mercado Público de Porto Alegre?
  • ● Tudo sobre o Mercado Público

Geografia de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre é cercada por prédios mas também é muito arborizada. O contraste encorpa o agradável visual do município que se espalha por uma área de 470,25 km² (Censo IBGE/2000).

Quem é de fora, também pode conhecer a região como serra gaúcha, o que faz bastante sentido, isto é, por conta da sua geografia cheia de relevos, morros e serras.

A cidade também possui 70 km de margens que são banhadas pelo Lago Guaíba, além disso, é ele que dá aos moradores e turistas de Porto Alegre uma visão belíssima no final de tarde e as “praias de água doce” (muito aproveitadas no verão quente da cidade).

As atrações e o clima deixam claro que podem agradar a todos os estilos e público. Se você decidir seguir esse roteiro, você vai mergulhar nas já mencionadas tradições gaúchas, o que inclui uma (ou algumas) visita ao Mercado Público de Porto Alegre.

Como chegar ao Mercado Público de Porto Alegre?

O Mercado Público fica no Centro Histórico de Porto Alegre. Por ser uma região tão importante, diversas linhas de transportes públicos passam por ali. Você pode escolher entre ônibus, trem ou bike. As estações para esses meios de transportes ficam bem próximas ao Mercadão.

Inclusive, o ponto é o início e o final de várias linhas de ônibus. Isso vai facilitar a sua vida na hora de verificar e traçar a melhor rota do seu passeio. Para qualquer dificuldade, você conta com a opção de usar o app de mobilidade.

Mas se você prefere um passeio mais cômodo, estruturado e informativo, outra excelente forma de chegar ao Mercado Público é o passeio com o Ônibus Turismo de Porto Alegre. Ele é muito recomendado e as pessoas se sentem mais seguras nele.

No geral, não tem dificuldade de chegar ao destino. Portanto, basta lembrar que ele é o coração do Centro Histórico porto-alegrense.

Como você pôde ver, não há dificuldades para chegar a um destino quando na verdade ele é o coração do Centro Histórico.

Tudo sobre o Mercado Público

Porto Alegre é sede de lindos museus bem como espaços culturais. Por conta da sua relevância histórica, eles são imperdíveis e portanto merecem a sua visita. A exemplo temos o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC, o Theatro São Pedro (considerado o teatro com melhor acústica da América do Sul) e a Casa de Cultura Mario Quintana, que mostra a reprodução exata do quarto que ele ficou de 1968 até 1980.

O Mercado Público é um estabelecimento que funciona há mais de 150 anos, atualmente tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercadão decerto é um dos principais pontos turísticos da capital gaúcha, o que explica o fluxo de mais de 150 mil pessoas normalmente e mais de 250 mil em épocas comemorativas.

Quanto à localização, em sua volta estão o prédio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Chalé da Praça XV, o Largo Glênio Peres e a estação Trensurb (metrô de superfície). Com isso, sua visita pode ser mais completa e cheia de descobertas.

Ele já foi reconstruído várias vezes devido a severos transtornos. O primeiro deles foi um incêndio em 1912, logo depois de ter passado por uma reforma. O segundo foi uma enchente em 1941 que apavorou a cidade ainda por tempos depois do acontecido. Outras reformas vieram para modernizar, tornar mais acessível e seguro.

A construção desse importante ponto turístico tinha estilo arquitetônico puramente neoclássico, contudo, após as diversas reformas, naturalmente a arquitetura foi mesclada com outros estilos. Apesar disso, a beleza do lugar continua intacta bem como impressionante, e todas as mudanças sofridas hoje fazem parte da história do mercado.

Amostra de cultura gaúcha no Mercado Público

Atualmente, são mais de 100 estabelecimentos prontos para oferecer aos turistas uma grande amostra da cultura gaúcha. Encarado como uma jóia arquitetônica, o mercado tem banca de comidas, temperos, queijos, embutidos bem como souvenires para todos os estilos e com diversos preços para você escolher até quanto gastar. Ou seja, se você deseja levar para casa algo tipicamente gaúcho, este é o local perfeito. Afinal, é um centro de abastecimento: aquele local para você encontrar de tudo e mais um pouco.

Isso é revelado antes mesmo de olhar em volta do local. O cheiro, os sons e a atmosfera deixam claro que a experiência é no mínimo rica e única. Uma visita até o local garante sacolas cheias, mas também a certeza de encontrar uma programação cultural/gastronômica/tradicional bem diferente das demais.

E suponhamos que depois da caminhada atrás das lembrancinhas, bateu aquela conhecida fome. Isso é perfeitamente normal depois de tantos produtos que dão água na boca. Mas você não precisa se preocupar nem correr para buscar um lugar longe para comer. Com as variadas opções de restaurantes do Mercadão você opta pelo estabelecimento que mais te agradar. Do mais antigo (aberto desde 1889) até os mais recentes que também agradam bastante os visitantes.

As portas do Mercadão estão abertas das 7h30 até às 19h30 nos dias de semana, além disso, aos sábados a visitação é das 7h30 até às 18h30 e aos domingos o espaço não abre. Se você não quiser perder essa visita, se programe para conhecer o lugar a fundo e, se preferir, divida a visita em dois dias ou dois turnos.

Nossa certeza é que com todas as informações você já está pronto para aproveitar o Mercado Público como um verdadeiro gaúcho!

Verificando a disponibilidade do hotel

Para conseguir fazer a sua reserva com êxito no Hostel Nova Orla, indicamos que entre em contato por telefone ou WhatsApp +55 51 3225-2458agora mesmo. A nossa indicação precisa se fato ser observada, porque devido os preços serem bem em conta, todo o ano a demanda por vagas e reservas no hotel é muito grande, ficando difícil agendar vagas de última hora, sendo preciso planejar bem e antes.

Faça já a sua reserva!

Quer garantir a sua vaga? Então faça logo a sua reserva no Hostel Nova Orla. Entre em contato agora mesmo que um de nossos atendentes está pronto para ajudar!